terça-feira, setembro 08, 2009

Elementals concluído

Work time: 4/5 days (click to enlarge)
Alguém vai morrer carbonizado 8D
Aprenda a dividir, Rashel! u__ú
Eles foram na Friends!? o__O"

Eu sei, eu sei. Elementals já acabou faz um tempinho, mas eu tava reunindo forças pra fazer essa imagem. O tamanho dela é bem maior do que as que esse blog tá habituado. Fora isso, o Flash começou a convulsionar perto do final XD~
Foi feita model-free, então as mãos estão ruins e o senso de proporção tá meio off, mas quem falar mal dela, apanha! u__ú

Bem, quem diria que Elementals seria concluído após Aeternia, hã...? Pois foi. E é um dos meus projetos mais antigos, tirando Werdil. Mas diferente daquele, este finalmente teve seu final, um começo, meio e fim.
O motivo maior de eu ter insistido no livro é justamente porque dá pra ver claramente a evolução da minha escrita. Desde o capítulo 1, onde eu ainda separo as palavras manualmente até o último capítulo de gasta mais de uma dezena de páginas com um simples caminhar até a praia, evento que eu nunca conseguiria desenvolver dessa maneira cinco anos atrás.
Isso mesmo, Elementals tem exatamente seis anos. Comecei a escrevê-lo no primeiro colegial, nos tempos de Progressão, por conta de dois amigos que me encheram o saco.
Diziam que Werdil (ativo, à época) era muito shoujo, queriam algo mais sangue e lutas. Dito e feito.

O curioso é que a primeira cena a ser pensada foi a última a figurar no livro. Sim, começamos falando que uma das integrantes do time um precisava morrer explodindo. Pobre Hebek, foi uma natimorta muito importante.
Elementals, portanto, nunca teve um cunho de projeto feito pra um bom fim. Nunca me preocupei muito em desenvolver o background dos personagens ou mostrar eventos poéticos, tanto que isso virou prioridade mais pro final, e mesmo assim tratei dos três principais e nada mais. Tava lá pra relaxar e arranjar uma pausa de escrever meu projeto principal 8D
O mais-ou-menos ponto central que poderia gerar maior discussão e talvez dar uma maior profundidade ao livro foi sumariamente tangenciado. Falei dele umas três/quatro vezes e sempre por cima. Propositalmente.
"Aqueles que salvariam um mundo têm ou não o direito de ter uma vida, sacrificar inocentes, serem recepcionados e tratados diferentemente, só por conta de sua tarefa?"
Talvez por esse mesmo motivo ele tenha demorado tanto pra sair.

Fora isso, o interessante de Elementals é que ele foi o primeiro livro que recebeu um fim. Werdil e Aeternia ainda não conseguiram esse marco, embora tenham obras prontas. Com o final de Elementals, eu nunca mais vou escrever "Rashel", "Perk", "Leak" ou "Tolil" pra fins de história, apenas de for explicar alguma coisa, responder comentários ou afins. É extremamente triste.
Sério, bateu muita depressão quando eu coloquei o ponto final.
Elementals também é muito laboratório. Vivo testando figuras de linguagem nada a ver, estilos de luta estranhos, magias e conjurações absurdas e criando lugares atípicos pela simples vontade de ver como meus personagens vão se comportar no local. Afinal, quem vai esquecer a tsunami nada a ver do Hamatan, o quase-mecha-planta do Taranus ou a luta aérea deste último com Rashel e Gilil? XDD
Fora isso, acho que eu dizimei a população de umas três cidades... õ__o

Ainda tenho a folha toda dobrada de um papel da casa da minha avó que tem o mapa do mundo de Elementals, com todas as cidades e acontecimentos (que andam sendo transcritos nos posts acerca dos capítulos). Sim, planejei todo o livro na casa da minha avó, no meio de uma reunião de família. Já me sinto um escritor nato 8D
Ou não.

Elementals conta a história de três grupos de pessoas com poderes elementais. Eles viajam através do mundo, selando portais, a fim de salvá-lo. Com quatro portais, cada qual destinado a um elemento, eles passarão por muitas provações na corrida pelo título de salvadores do mundo. No entanto, essas pessoas não são exatamente os avatares do politicamente correto, exatamente o oposto. Por conta de terem a responsabilidade de salvar o mundo, suas vidas são marcadas por sofrimentos e dores que forjaram em cada um e todos um sentimento de superioridade aos demais humanos, que seriam facilmente objeto de sacrifício se isso fosse necessário.
Numa sociedade entorpecida pela existência daqueles que controlam o fuchi elemental e aqueles que não possuem qualquer domínio sobre o mesmo, é certo que o caminho desses jovens será tingido de sangue e ódio.

Algumas curiosidades sobre o livro:
1. O nome original de Hamatan era Miya, sim, como nome de homem mesmo. Mudei por ser muito cópia de Golden Sun, e já tem cópia o suficiente do RPG no livro 8D
2. Sempre imaginei Miya como um cara gordo e baixinho o__o
3. Rashel tem 16 anos =O
4. A cabeça de Tolil é naturalmente maior que as demais, por isso, quando em queda, ele sempre estava de ponta-cabeça 8D
5. Shash e Maat eram amantes, se isso já não for óbvio o bastante. Mas o importante é que Erfeu e Tyr também eram =)
6. Segundo meu planejamento, os times só se encontravam uma vez ao longo do livro
7. O final só foi decidido ao final do capítulo 16

Agora, da mesma maneira que antes, os meus status =D

Personagem favorito:
Tolil, de longe. Meus favoritos sempre morrem o_o
Segundo favorito:
Se não for óbvio pelo destaque que ele recebe, é o Rashel =)
Portal elemental favorito:
Gostei muito do portal do ar @_@

Modelos utilizados no blog:
Tolil - Rock Lee
Perk - Kazu, de Air Gear
Leak - Sasuke
Taranus - Link, sim, o de Zelda
Hamatan - Ikki, de Air Gear
ainda por vir

(Gilil - Ikki, Air Gear de novo)
(Shash - Syaoran, de Tsubasa)
(Perk 2 - Ikki mais uma vez)

Personagem mais chato:
Empate entre o Brim e o Nectan. Nunca gostei deles
Portal mais chato:
O do fogo. Exceto pela luta final, não gostei de nada lá XD

Melhor luta:
Não tenho uma em especial. Geralmente gosto das que o Rashel se irrita
Piada memorável:
"Ei Perk, tô caindo *Tolil de ponta cabeça, conformado com a morte*"

Melhor passado:
Gosto muito do passado do Perk =D
A fala:

"A festa está começando, Rashel -- disse ele [Leak, sim, o Leak!] -- Esse é o fim do mundo, e nós estamos bem no meio [no final do capítulo do portal do fogo]" o que traduziria para a ainda mais foda: "The party is about to begin, Rashel. This is the end of the world, and we are right in the core"

That's all, folks! =D

10 comentários:

Diogo disse...

Outro post de conclusão de livro? Êba!
Friends? Por quê? Alguma pulseira ou alguma coisa do tipo indica isso?

Gostei do desenho. Achei legal você ter desenhado as garrafas de areia. E aquele... é o Leak? Eu acho que ele provavelmente usaria um método mais violento para conseguir a placa, mas sei lá. Ele tá parecendo meio assassino.

Você disse final E fim...
6 anos? Sério? Nossa, eu não me lembrava disso. Na minha opinião, Aeternia também ficou muito pouco shoujo, embora não de forma tão violenta quanto Elementals, claro.

Diogo disse...

Eu achei que o estilo de escrita melhorou em geral. Achei que o vocabulário, a clareza e o ritmo aumentaram de qualidade. O ritmo ficou bom, com lutas bem articuladas intercaladas com momentos de análise da história inteligentes e profundos. Os combates ficaram atraentes. A variedade dos golpes, do "formato" das lutas (tipo 2 contra 1, ou 1 guardião do portal contra 2 que também lutam entre si) fez com que as brigas não ficassem repetitivas.

Eu só não gostei muito foi do tom usado em algumas partes. Algumas vezes, você descreve a história de uma forma meio distante, meio acadêmica. Parece que você está num meio de um daqueles exercícios em que você tem que reescrever frases de maneiras diferentes com palavras e estruturas diferentes mas mantendo o sentido original. E, apesar de isso ser legal e ajudar a desenvolver o estilo, fica um pouco estranho se você deixar isso aparecer demais no livro, na minha opinião. Por exemplo, numa luta do portal da água, antes da ponte:
"O sistema métrico ia lentamente diminuindo a vantagem deles"
Não parece combinar muito com o estilo meio selvagem, meio sangrento de Elementals, parece meio afastado demais da realidade crua.

Diogo disse...

Sério? Você tinha planejado um Downer Ending? Caramba! Nossa... falando desse jeito, você até parece desmerecer Elementals. Mas e agora? E quando você quiser relaxar de outros projetos? Flores parece não servir para isso, você mesmo disse que parece um desafio?

Diogo disse...

Hum... talvez seja melhor eu explicar. Downer Endings (caso você não saiba, já que essa expressão não deve ser lá muito famosa) são finais não tão alegres, nos quais as coisas acabam dando errado ou muito errado para os protagonistas. Eu quis dizer que a conclusão foi meio depressiva, não que ela foi ruim.

Diogo disse...

Bem, a depressão pode ter advindo do fim em si, já que ele não dá nem uma brecha para ter um capítulo extra ou uma continuaçãozinha.
Ah... laboratório. Mas experimentando estilos de luta? Isso é meio estranho, não? Eu achei que você teria tipo uma graduação de técnicas em termos de poder. Seria bem útil.

Diogo disse...

Uau! Criar um livro em circunstâncias tão estranhas requer, no mínimo, muita criatividade. Ou uma reunião de família muito entediante. Ou ambos.

Eu achei que o character design do Hamatan ficou bom como tá. Mas baixinho e gordo acho que não ia ficar muito bom, não.

Nossa. Então o time 4 era, além de idealista, o time romântico. Que coisa. Talvez eles não fossem totalmente necessários para salvar o mundo. Com certeza eles seriam os que mais poderiam aproveitar a vida se não tivessem se envolvido nisso tudo. Que pena deles.

Kael Sorrow disse...

Ahá! Eu respondendo! =O

Friends é por conta da plaquinha! o/
A que o Rashel tá na mão é idêntica as que você vê por aí no evento =O

Bem, eu não sou lá muito chegado em finais felizes. Claro que o final de Elementals não é nem um pouco otimista, mas bem... depois de toda a chacina que eles causaram... será que é mesmo algo ruim terem todos morrido? 8DD~

É, por sorte o nome do Hamatan acabou salvando-o 8D
E o modelo que eu tinha, também o_o

Bem, sendo mais ligado ao "amor" em termos gerais, é normal que eles sejam mais idealistas, não?
Além do mais, precisava ter alguém que se oporia ao métodos dos times um, dois e três XD

Diogo disse...

Espero que Aeternia não tenha um final assim. Para alguns personagens, digo.

Mas o time quatro não merecia tanto morrer. Eles poderiam ter criado um mundo melhor. Pelo menos, melhor do que qualquer outro, eu acho.

Você prefere o Tolil? Eu não sei bem quem eu prefiro, mas acho que seria o Seipon. Ou o cara que fez o upgrade nas armas. Ou aquela garotinha que o Hamatan e o Taranus arranjam para selar o portal. Eu não tenho nada contra pessoas esquentadinhas (nem na vida real, como acho que você sabe), mas achei as motivações dele um pouco chatas.

Também prefiro o portal do ar. Gostei do caminho para chegar até ele, daquele labirinto muito doido e da luta final. Só achei sacanagem a Yute morrer. Também achei legal o guardião. Acho que foi o de que eu mais gostei entre os guardiões.

Diogo disse...

Ah, sim, também gostei da estátua gigante do portal do ar. Embora eu não saiba como ela poderia ter sido animada... alguma coisa com fuchi? Ô_ô

Você poderia ter colocado links com os modelos dos desenhos, ficaria bem mais interessante se pudéssemos compará-los.

Rock Lee? Uau...

O Leak ficou com modelo do Sasuke? Sério? Quem desenhou? As proporções do Sasuke não ficaram meio fora?

Eu sempre imaginei o Taranus como uma pessoa bem mais forte do que o Link. Ou pelo menos, com umas medidas um pouco mais imponentes.

A minha luta favorita foi o primeiro encontro entre o time um e o três. Eu adorei, overfoda. Eu achei aquela luta tão épica, até o Rashel lutou a sério, os golpes foram muito legais, o podério do viridanus saltava aos olhos, a manobra final do Perk... não sei, eu achei a luta mais emocionante, porque, além de o time três parecer muito fodâo, as batalhas ainda tinham um gosto de novo. Mais pro final, elas ganharam um toque shaman-kingzadas e prderam um pouco o impacto, por ter havido dezenas de combates e muitas pessoas terem sobrevivido a eles.

Diogo disse...

Eu adoro essa fala, achei muito boa, marcou bem o clima certo para o livro.
Mas a minha passagem (não-fala) favorita é:
"Existem várias lendas na terra de Meldar e Deldore contando que devido a grandes bestas do mar, a ponte que liga os dois continentes precisou ser construída em outro lugar"

Ri demais depois de ler isso