domingo, abril 05, 2009

Rashel

MAJOR Spoilers Warning! (as to ch17)
Dei uma melhoradinha com a Wacom =)
Pobre calça surrada e remendada o__o
Hm, as garrafas saíram pequenas demais =O

Demorei um bocado pra fazer um post dele justamente porque queria fazê-lo depois de ter passado o capítulo no qual abordei o passado do mesmo. Ainda mais, fazia um bocado de tempo que eu vinha procurando um modelo pro coitado. Então esse desenho fez uso tanto do modelo (fanart de Naruto) quanto das costumeiras linhas de base que eu agora uso aos desenhos model-free. É como ter dois modelos sobrepostos. Na realidade, usei o desenho como guia de sombreamento e as linhas como guia de desenhos e alterações.
Achei o resultado satisfatório =)

Enfim, Rashel! Talvez meu personagem favorito depois de Tolil e único sobrevivente da corrida de selamento dos portais, finalizada no capítulo 17. Estranhamente, o estilo de personagem leviano a beira do infantil é um tipo que eu estou bastante costumado a tratar e trabalhar, tanto que ele saiu bem caracterizado até onde eu acho.

Rashel é um usuário de fuchi da terra de nível dois, sendo este o maior nível possível para se alcançar se você não nascer direto no nível três. Em retrospecto, é engraçado pensar que ele foi o único personagem relevante do livro que não evoluiu durante o decurso do mesmo e, mesmo assim, era sempre um dos mais fortes, desde o capítulo 1 até o final. Claro que grande parte disso advinha de sua reserva monstruosa de fuchi que só aumentou ao longo das páginas, estando ele comparado à um portal elemental.
Sendo assim, ele se virou muito bem com sua manipulação de areia, plantas e pedra, ainda que precisasse sempre estar em contato com esta; bem como suas habilidades de cura sempre foram benvindas. Além disso, a idéia simples, mas efetiva de carregar areia em suas garrafas e dentro de seu bastão foram sempre determinantes para que ele conseguisse lutar em ambientes onde não tinha os elementos necessários.

O pobre coitado foi injustiçado em ter seu passado revelado por último, sendo que os dois anteriores já tratavam de assuntos acessórios. Fora isso, ele já tinha revelado durante os diálogos as linhas gerais de seu treinamento. Assim sendo, o que foi necessário mostrar foi o motivo pelo qual os pais dele o treinaram daquela maneira, visando não apenas seu papel no salvamento do mundo de maneira genérica, mas sim usando-o como ferramenta principal para enfrentar Taranus. O que revela duas coisas interessantes.
A primeira é o conhecimento prévio dos pais de Rashel de que a corrida pelo selamento do portal não traria caráter de cooperação alguma entre os times, ainda que isso ficasse claro pela fama de sanguinário que Taranus possuía. A segunda é que, por conta do treinamento focando a reserva de fuchi para derrotar Taranus, torna-se também claro a existência de grupos entre aqueles que dominam o fuchi.
Elementals sempre mostrou que aqueles que dominam fuchi, em geral, não se dão bem com aqueles que não possuem controle sobre esse. Mas também, dentro do grupo daqueles que possuem controle sobre este, existem grupos contrários. O treinamento do garoto não foi meramente para que ele conseguisse se defender de eventuais investidas do detentor de viridanus, mas também em transforma-lo em caça, eventualmente.
Claro, esse esquema de grupos contrários é bem mais atenuado se colocarmos a rivalidade dos usuários e não-usuários em comparação à rivalidade dos usuários entre si, mas existe. Principalmente dentre os usuários de terra, em razão daqueles que possuem viridanus em detrimentos dos que não possuem. Aqueles tendem a se sentir superiores aos demais.

Sim, é a mais pura verdade que Rashel ficou insano por acidente. A falta de conhecimento de seus pais sobre os métodos que utilizavam, aliada à vontade doentia que eles tinham em provar que os usuários de terra de nível inferior àqueles detentores do viridanus acabou por enevoar a visão dos respónsáveis pelo treinamento do garoto, dando no que deu.
Claro, a pergunta mais óbvia a se fazer é justamente "eles não poderiam ter interrompido o treinamento quando viram o que estava acontecendo?". Bem, não.
Aí vai a minha visão do porque eles não interromperam. Em primeiro lugar, eles não sabiam que o treinamento era o causador daquele estado ao garoto, tanto que a mãe revela durante o final do flashback que eles culpavam a passagem do garoto da infância à adolescência (puberdade) como causador daquele estado, que, até o momento, se resumia a falta de atenção, perda de concentração, estado de ausência e um torpor permanente. Isso pode facilmente ser classificado como irresponsabilidade infantil, como se alguém estivesse tentando fugir das consequencias de sua responsabilidade ou tentando encontrar uma válvula de escape a alguma pressão. E combinemos que salvar o mundo é uma pressão considerável.
Não apenas isso, mas tanto o pai quanto a mãe de Rashel mantinham-se tomados pelo preconceito contra aqueles que possuíam viridanus, tanto que encontravam no treinamento que davam a Rashel uma maneira de se vingarem daquilo, ainda que passivamente. Assim, eles nunca gostariam de ver, neste ato, o motivo de demência do filho.

Se me permitem, vou avançar mais um pouquinho com a psicologia barata de até agora.
A mente deturpada de Rashel precisava criar vínculos, como meio de manter laços com a realidade e não se perder completamente. Era como se ele se apoiasse em outras pessoas para preservar o pouco de sanidade que lhe restava... e eis que entram os membros do seu time e a sua dificuldade em se desvincular deles, ou de admitir a substituição/inclusão de outros. Leia-se: Shash.
Rashel nunca realmente superou a morte de Tolil, ainda que sua mente houvesse encontrado maneiras de justifica-la na tentativa de driblar a dor e a lenta perda de contato com a realidade que sua simples constatação traria. Aliado isso ao fato do garoto ver Gilil (que, no instante, encarava como Tolil) matando Leak/Perk trouxe um choque muito grande. Naquele momento, ele percebeu que aquele não era Tolil, que este não estava mais em qualquer lugar, finalmente entendendo e experimentando a dor da perda. Não apenas isso, mas com a perda de Tolil naquele momento, ele viu que também perdeu Perk da mesma maneira.
Então, em sua mente, ele perdeu os dois ao mesmo tempo. O que foi um choque grande o suficiente para que sua mente perdesse completamente os vínculos com a realidade e ele finalmente encontrasse a insanidade de modo completo. Tanto que não consegue mais distinguir as pessoas ou enxergar além do fático e plano.

Vendo dessa maneira, eu vejo como ele passou de alguém que aparentemente é alegre, sorridente e que não se importa com muita coisa pra uma pessoa cuja alma nunca mais encontrará salvação o_o'
Bem, fim do curso de psicologia.

"o que... é isso...?"
- Se lê 'rrA-xÉu', e não 'Rêi-tchel', saco ¬¬
- Nome vem de um dos deuses da terra =)
- Sim, ele mesmo remenda suas roupas o_o
- As garrafas que usa são aquelas de liquor, saca? XD
- Apesar de conhecer Taranus por nome desde infância, o mesmo não fazia idéia de quem o garoto era.
- Provavelmente seguiria os passos do pai em outra oportunidade
- Tem apifobia, sério o_O'
- Nem teve muito tempo pra lembrar do nome de Hebek XD
- E sim, "retardado" é um tabu, pior que "gay" pro Xisto u__u/
- Ficou em êxtase por terem selado o portal da terra 8D
- Queria ser mais alto (tem 1,64m)
- É o mais novo dentre os três (quatro) times
- Gosta de comidas quentes ._.

4 comentários:

Diogo disse...

Nossa... eu achava que as garrafas eram maiores, menores que garrafas de água, mas certamente maiores que as do desenho.

Eu gostei do desenho. Achei que ficou bem legal, e a expressão dele ficou bastante real.

Hum... parece que em todos os seus livros sempre tem alguma personagem com esse tipo de personalidade, não? Eles são boas personagens, eu acho que eles dão uma "refrescada" no clima da história.

Diogo disse...

Que chato o nível 3 de terra ser só acessível a quem nasce com o viridanus. Parece tão injusto. Bem, eu acho que evoluir, ele evoluiu, só que ele não chegou a fazer coisas muito diferentes com a terra, só aumentou muito a habilidade dele em controlá-la... e, pensando bem, ele era um cara que não podia faltar, graças aos seus poderes de cura. Do grupo, acho que ele era o mais importante no sentido de batalha. Porque, no sentido de selar portais, ele ficou bem inútil logo no começo do livro. XD

Eu sempre achei que o passado dele não ia ser mais trabalhado, sei lá, ele mesmo não parecia se lembrar muito dele. Engraçado ele ter sido treinado para derrotar o Taranus, já que, até onde eu me lembro, ele lutou mais com o Hamatan. No portal do ar, na vez em que o Tolil se mata, e até durante a primeira luta, ele não chegou a bater de frente mesmo com o dito cujo.

O mundo de Elementals deve ser bem ruim de se viver. A qualquer momento, basta aparecer um usuário de fuchi bem p*&% da vida, e você pode morrer sem muito motivo e sem que seja feita justiça. E mesmo entre os que usam fuchi, as coisas não parecem tão diferentes. -_-

Diogo disse...

Bem, os pais deles deviam ter percebido que ninguém mais usava esse tipo de treinamento. Mas se eles precisavam tão desesperadamente que ele ganhasse mais fuchi, eles deveriam ter ido para aquela vila (Venempo?) e roubado cristais de fuchi. Quer dizer, vários anos depois, quando o torneio para decidir qual time salvaria o mundo já tinha terminado faz um bom tempo, ainda tinha cristais de fuchi. Era bem possível que restassem mais naquela época.

Gaia, Rashel... o nome dos pais deles também vinham de deuses da terra?

Se o Gilil matou a Hebek com uma explosão no começo ele deveria ter gastado muito fuchi, já que bem depois o Tolil comenta que ele podia criar 6 explosões por dia DEPOIS que o fuchi dele dobrou. Isso foi depois do selamento do portal do ar. Isso quer dizer que depois que o Gilil matou a "tia da água", ele deveria ter gastado quase todo o fuchi. Então como foi que o Tolil não o matou? Ô_ô

O selamento do portal da terra foi o mais bem descrito. Depois selá-los ficou uma coisa bem prática, não?

Unknown disse...

Ah Finalmente o personagem mais legal de elementals aparece, Rashel! Sim, um verdaderio prodigo das artes do fuchi da terra 9 Apesar de ser bobo XD ) Sempre lutou bem e de modo forte. E o desenho ficou bem legal. Parabéns nícolas um dos melhores posts há tempos.