terça-feira, maio 12, 2009

Capítulo 5

Spoiler Warning!
(as to Elementals ch16
as to Generation ch18
as to Devastation ch5)

Bem, como não temos nenhuma semelhança entre os capítulos que vou tratar aqui, passemos logo à nálise individual dos mesmos XD

Elementals: capítulo 5 (despertar assassino)
O principal foco desse capítulo, claro, é mostrar Leak. Ele é um personagem que merece algum destaque na história. Primeiro porque não é um personagem completo, digamos assim. Ele divide o corpo com Perk, motivo pelo qual possui uma personalidade bem distorcida, além da boa porção de inumanidade que já veio no pacote.
E qual a melhor maneira de apresentar o Leak senão numa luta, e matando um personagem com grande efeito!? =DD
É Shitate. Sux to be you...

Afora esses motivos claros, já introduzir a ideia da separação dos níveis de fuchi pelos usuários, mostrar um pouco mais a profundidade do preconceito entre aqueles que controlam e os que não controlam o fuchi. Dar mais alguns motivos pra considerarem o Taranus apelativo, com aquela hstória da Vigilante =)
E também dar uma revelada bem de leve no passado do Rashel, pelo menos pra já me livrar da ideia básica. Já que o passado dele ia ficar por último, queria focar mais no propósito dele do que pelo treinamento em si.

Outro ponto a ser mostrado, além de um aprofundamento de leve na relação entre eles, do time um, é como se comportam numa luta. Reforçar a rixa de Tolil e Gilil, Leak, que está a um passo de virar a casaca e responder apenas por seu protocolo de sangue, e como a mente de Rashel simplesmente demora a entender que ele precisa lutar para ajudar seus companheiros.

E claro, fechar o caítulo com frase de efeito =)
Pode ter certeza que se eu não me utilizo de algum cliffhanger no final do capítulo, vai ter frase de efeito =D

Geração: capítulo 5 (estilhaços soltos ao ar)
Comecei com a carta que eu tinha planejado terminar o capítulo 4. Por algum motivo ela pareceu mais bem colocada pra um começo de capítulo do que término.

O propósito central do capítulo é dar informações sobre tutekans, mostrar um pouco mais da interação do time do Saksa, e também apresentar novos personagens, o do grupo mais famoso.
De todas as apresentações, eu penso que eles foram os mais interessantes e mais bem trabalhados ao longo do livro, considerando a quantia de luz que foi dada a eles XD

Acho que pouca gente vai entender meio duplo aproveitamento do comentário mental do Xisto. Mostrar a Maldição crescente de Tiago e o segredod o Xisto ao mesmo tempo. Há! _o/
Além disso, já jogar de leve o mistério sobre o que os Guardiões veteranos andam fazendo.

As partes do Leon não são tão relevantes dessa vez. Focam mais em Konolos, na realidade. Finalmente tornamos a explorar um pouco mais a questão da vida e morte, sobre "o que realmente importa", tratado no capítulo 1. Fora de deixar bem claro a preferência de Konolos pela arte. Falar que Leon tem medo da morte chega a ser banal e clichê.

É um capítulo pequeno de transição. O próprio nome dele já deixa claro que é um capítulo que espera o "pó baixar" =)

Devassa: capítulo 5 (Apenas alcunhas)
Falar desse capítulo sem avançar sobre os seguintes é complicado XDD

Esse capítulo marca o final da confusão inicial da história e o começo da segunda, que começa com a morte do homem mais forte do mundo e todas as consequências que isso trará. E também serviu bem pra finalmente assentar o povo inteiro e me focar em dez escolhidos dali pra frente. Lidar com grupos aleatórios e quase 40 Guardiões correndo loucos pela floresta dá trabalho x__x

Ah... a Marisa não estava planejada pra morrer, mas aconteceu. Claro, ela estava programada pra morrer no livro, mas não naquele capítulo (embora não tivesse ainda decidido quando). Mas bem... foi buscar proteção do Cezar, dá nisso XD
E também mostrar que mesmo um dos caras mais overpower tem problemas enfrentando um dos novos tutekans amarelos =)

O Nick saiu mais ranzinza do que eu esperava. A discussão que ele teve com o Paulo foi descabida e fora do planejamento.
Criar o triângulo Nick-Alexandre-Tiago. Esse é outro ponto central, mas ainda vai ser melhor discutido mais a frente.
Além disso a pressão e revolta crescente os Guardiões mais novos contra os veteranos, no suspense que estão fazendo. Agora que pessoas mais próximas começaram a morrer, a coisa tende a apertar.

E o ponto central do capítulo: Átila x Gabriel.
Matar o homem mais forte do mundo agora, além de gerar uma surpresa (quem suspeitaria que ele sofreria esse destino e tão cedo? XD), mostra o poderio de Átila e os denuos que fizeram de Gabriel o homem mais forte do mundo. Fora colocar o evento como aquele que vai iniciar todo os demais acontecimentos do livro.
As sete espadas que Gabriel usa foram desenhadas e estão no meu post entitulado como "Ausência", junto com os outros testes da Wacom, dê uma olhada, se interessar. Achei bem interessante e versátil esse denuo. E tem bem cara de coisa que o soul taken dele faria. Eu lembro que ele vivia falando que não tinha criatividade e como odiava religião. Dois em um ;D
Fora que o denuo do E é muito apelão =)

Stier está nesse capítulo dando um pouco mais de especificação ao denuo, em finalização a um ponto aberto deixado no primeiro livro. Mas não sejam enganados. Aquilo não contava antes e não contará daí pra frente. É só um ponto pra mostrar que denuo não é só mágica e também mostrar da onde a base veio.
Afora isso, mais um pouco das personalidades conflitantes de Stier e Kimiga. Eu acho eles uma dupla bem interessante... gosto de fazer os diálogos dos dois XDD
"Hm... pizza... *olhar distante*" 8D~

---
Anotações do Nícolas referentes aos capítulos 5:

Elementals:
4. Venempo
- Cristais
6. Inquara (sim, o 5 fica pra próxima, porque eu mudei a ordem)
- Despertar do assassino

Geração:
- Resultados anteriores
- Leon e Konolos: arte
- Álvaro: tutekans em Aeternia
- Missão de extermínio: sem limite de tempo
- Encontro com grupo de Elisa (de Elisa não de Evelin, note-se XD)
- Primeiras palavras
- Situação difícil: promessa de Nick
- Leon e Konolos: mundo anterior

Devassa: (nome original do capítulo: Apenas Nomes)
- Daniela conta o ocorrido e Ana termina com Alexandre (dei uma adiada nisso)
- Ataque dos amarelos na volta: quase morte de vários (e morte)
- Stier: explicação das energias do chacra ao denuo
- Encontro de Átila por Gabriel: morte do Guardião
- Sabiá dá missão de reconhecimento
= ausência do ex-time Gabriel: entraram por vingança

5 comentários:

Diogo disse...

Eu não sei exatamente como o Gabriel morre, já que um certo autor não me passou o livro até essa parte. Mas o fato que ele tentou enfrentar alguém que já matou um guardião veterano; tá causando um pandemônio dos infernos em uma escala nunca vista (inclusive selando o acesso dos sages a esse mundo) não parece ser um indício de inteligência. Nem dele, nem do Fábio por ter permitido algo assim. Tenho que admitir que tô um pouco decepcionado. XC

Diogo disse...

-Elementals:
Eu acho que foi bom o Leak ter aparecido nesse momento, ele certamente não teria um momento de badass se eles estivessem lutando contra o time três.
Esse preconceito vindo dos não-usuários parece ser uma coisa bem suicida - um usuário deve conseguir matar um monte deles... X_X
Bem, diante de todo o caos que existe no livro, as relações não muito funcionais entre os integrantes do time um não causam muito impacto.

Diogo disse...

-Geração:
É, ficaria meio sem graça se a carta tivesse sido posta no final.

Os personagens do time mais forte são interessantes, bem marcantes, seria legal se outros grupos tivessem recebido tanta atenção. A descrição dos tutekans talvez pudesse ter sido dividida, deixando a explicação dos mais perigosos para depois, assim manteria um mistério e daria uma aura bem mais ameaçadora às batalhas contra os verdes.

Lendo mais para frente, senti falta das conversas entre o Leon e o Konolos... sei lá, Konolos era um bocado mais eloquente do que Kimiga, embora eu goste bastante da Stier.

Diogo disse...

Oh! Agora alguns personagens vão receber o foco e um punhado vão ficar de cenário? Que coisa mais Werdiliana!
Mas... aposto que a Nasha tá lá só por causa do relacionamento dela com o Tiago, porque dizer que ela é poderosa...
Mas eu fiquei um pouco surpreso com as outras escolhas para os grupos. A Carina não parece ser tão forte assim, até porque ela evita usar o seu poder total como enerker. Com a floresta bagunçada, ela não deve ser muito útil, eu acho.
O Cauê deve ser forte. Porém, ele não apareceu tanto assim, sei lá, nem vejo muito background interessante a ser desenvolvido ou algo do tipo.
Para ser sincero, também não vejo nada de muito interessante com que o Paulo e o Mike possam contribuir. Apesar de eles terem recebido bastante luz, eu não acho eles divertidos, originais ou algo do tipo. Mas eles devem conseguir contribuir em termos de força.

Eu achava que, em vista de força e estratégia, o Vincent poderia estar aí. Talvez também a Amanda, embora ela pareça rebelde demais. Cezar, não, ele não obedeceria às ordens. Talvez o Raimundo, ele tem poder e conhecimento. Possivelmente o Hebert. Se conseguissem extrair todo o poder da Yasmin, ela seria uma ajuda de peso, especialmente agora que ela tem o Sangue. Andréa seria boa também, com boa capacidade estratégica.

Diogo disse...

Marisa? Quem era ela mesmo? Eu não me lembro muito bem... era a garota do time da Nasha? Ah, lembrei (mentira, vi no livro), era a garota que podia usar os braços como instrumentos de corte, não?

É... o Nick tá sendo meio cretino ultimamente. Apesar de ele estar bastante forte, eu não acho que ele deveria dar aquelas lições. Assim, ele sempre foi uma pessoa mais do tipo "nice guy". Eu acho que, ao invés de ele ficar assim, ele deveria continuar do jeito anterior dele, apoiando os amigos e tornando o clima entre eles mais leve, como sempre.

Sobre a luta... ah, sei lá. Eu achei que a luta foi muito legal, ambos mostraram técnicas muito fodas. E a dinâmica do combate ficou legal, o Gabriel usou bem todas as suas habilidades, eu achei que ele lutou de maneira mais eficiente do que o Átila. Mas achei a atitude dele foi cretina.
Num momento como esse, em vez de ele ficar vagando pela floresta, eu acho que o melhor que ele poderia fazer é treinar os Guardiões mais jovens.
Desde que o Átila se mostrou, a situação passou a se resumir a um embate entre os Guardiões e o grupo dele. Numa situação em que se enfrenta uma força tão superior, o mais prudente é tomar atitudes comedidas e muito bem planejadas, especialmente quando existem fatores anormais afetando a situação (Aeternia agindo estranhamente) e tentar maximizar a capacidade de seu grupo, tentando tirar vantagem de qualquer coisa. Já que existem muitos Guardiões que tinham potencial para ficarem muito mais fortes - o Tiago sendo um deles, o Nick outro - parece muito mais sensato ficar com a certeza de melhorar a situação treinando-nos do que a improbabilidade de conseguir algo andando por Aeternia.