quinta-feira, agosto 23, 2007

Sobre os livros...

Antes de começar a falar dos personagens, eu sinto uma certa obrigação de falar primeiro dos livros em si. E estes são dois:

Aeternia é uma obra maior por ser composta (ou eu planejo isso por enquanto) de três livros. O primeiro, que estou escrevendo é subtitulado de "geração", até agora, em minha mente, o segundo receberá "devassa" e o terceiro... hm... ainda não tenho nada pro terceiro.
Enquanto o primeiro trata principalmente do enredo concernente a Luís, ou Leon, o segundo falará sobre Stier e o terceiro, Hest. Desse jeito dá pra dar uma boa olhada na personalidade de todos eles. Mas o mais importante não são eles, mas o que eles fizeram, o que influencia diretamente o mundo da geração retratada.

Em suma, o livro começa quando Luís avista uma mulher curiosa na quadra de sua escola. Ele vive nos anos 70, em plena ditadura brasileira. Movido por sua curiosidade, ele conversa com mulher, a conversa que mudaria o mundo para sempre.
A mulher diz que irá destruir o mundo, por razões muito vagas, e diz estar ali para reunir pessoas que reconstruam o novo mundo que nascerá. Muito confuso, ele aceita a tarefa sem saber de suas conseqüências. A partir daí todo o livro começa.
O livro possui duas visões: Luís, enquanto criador do mundo; Nick e Tiago (principalmente) como geração que presenciará as conseqüências desse mundo, que não saiu exatamente como o esperado. Não apenas isso, Luís tem alguma ligação com Nick e Tiago...

Todos, ou grande parte dos personagens apresentados em Aeternia fazem parte de um romance de seis livros que eu abandonei chamado Werdil. Tiago e Nick eram os protagonistas. Tem mais quando eles aparecerem em posts independentes. Pode apostar que eu vou comparar muito os personagens como eram em Werdil e como são agora, em Aeternia.

Aeternia é um livro que eu tenho muito apreço, talvez mais que Elementals (e falo isso com uma certa dor XD), pois é ele que herdou todos os personagens de Werdil, que eu comecei a escrever com 12 anos (por que eu vivo repetindo isso!?).
Além do mais, ele é um dos livros auto-escritos, esse termo é do Stephen King, e eu concordo com ele, existem tais livros. Quando eu sento pra escrever, com minha folha de palnejamento, caderno de grupos e denuos, bloco de nomes e bloquinho de personagens individuais, tudo flui com uma naturalidade espantosa. É meio assustador.

Há uma grande carga de "mangá" em Aeternia. Eu sei e estou bem ciente disso. Se pudesse, transformaria e tocaria o livro em mangá, mas dá trabalho e eu não desenho bem. Então vai ter que ser só em livro mesmo. Quem sabe um dia eu crie coragem e comece a desenhar...?

Enfim, não consigo lembrar nada de mais importante para falar... além de que eu realmente planejo publoicar esse livro, com capa e tudo. E fecho mostrando o que eu pensaria em colocar na contra-capa, naqueles resumos do lado de trás XD

"E se... você pudesse mudar o mundo, fazê-lo diferente?
E se... isso trouxesse conseqüências horríveis para aqueles que viverão...?"

Um comentário:

Diogo disse...

Você falando sobre o processo em si de criação dos livros é algo um bocado raro; eu (nunca tendo escrito algo do tipo) nem imagino como deve ser. Eu gostaria de ver como é, como o livro vai sendo confeccionado (ou como ele se escreve, como você afirmou).

É legal essa idéia/sacada sua de focar um dos Três em cada obra. Dá para ver bem que o primeiro descreve praticamente apenas os pensamentos do Luís.

Eu acho Aeternia impressionante, principalmente para alguém que não tem o tempo todo para se dedicar a ele.
No entanto, o seu estilo me parece ter perdido (um pouco) um traço meio, hum, "shoujo" . Antes, um destaque maior era dado ao relacionamento, às reflexões, às situações - engraçadas, constrangedoras, emocionantes, etc. - referentes às personagens, que pareciam ser mais humanas e menos "planas". Na minha humilde opinião, isso parece ter sido de uns tempos para cá, já que Werdil tinha bastante disso no começo, só diminuindo um pouco no final. Eu acredito que isso era um diferencial seu, algo que marcava bem o seu jeito de escrever. Talvez seja só impressão. Espero.

Este é um blog com idéias legais que eu achei, acho que você vai gostar dele-
http://shoujo-cafe.blogspot.com/