terça-feira, março 11, 2008

Desenhando

Tah-dan! Chegou a hora de revelar o segredo máximo das postagens desse blog, os bastidores dos desenhos que são colocados junto com as descrições! =O
Eu sei que todos estavam curiosos, portanto podem gritar de alegria >XD

Muito bem! O que é necessário para se fazer um desenho do meu jeito:
- Um modelo de tamanho decente
- Paciência*
- Mais paciência*
- Experiência em apertar Ctrl+Z
- Flash*
- Noção estética
(os itens marcados com * são obrigatórios)

Começaremos abrindo o Flash! =O
Essa é a tela inicial, me esforcei para ajudar na resolução, mas algumas coisas ainda precisarão ser clicadas e visualizadas em tamanho real =/
Vamos destacar o que é importante dessa janela...
1. Sim, o nome do arquivo que eu desenho chama-se "Hyuuga Zatsu", é uma homenagem! Quanto ao outro documento aberto, será ali que eu farei essas imagens explicativas, aquilo geralmente não fica ali.
2. Essas serão as ferramentas a serem usadas, as vermelhas... a explicação delas, de cima para baixo:
A seta preta é útil para seleções, apontamentos e diversas funções, gosto de pensar nela como o "action button" 8D
O pincel é o que uso pra desenhar, fora os riscos de brilho nos cabelos negros, tuda a utilidade dele é desenhar as linhas do desenho. O que é grande coisa, claro XD
Borracha serve para domar o pincel. Ele adora fazer tudo errado e ferrar aquela linha que você estava desenhando tão bem. A borracha é ótima para salvar tempo X)
A lupa é usada mais a frente, durante o processo de cor e smooth, serve para zoom.
A curvinha se chama "smooth" e é o que faz os desenhos feiosos ficarem bonitos ;D
3. Essas são as camadas. O modelo é colocado por baixo de tudo na camada "model", o pincel trabalha o desenho na camada "drawing" (acima do modelo) e qualquer outra coisa que precise ser feita será colocada na camada "addictional". Os pontinhos pretos são as casinhas -- por assim dizer -- dos desenhos, cada ponto é um.4. iTunes. É o que me mantem ativo. Sem ele não sou ninguém >_<A começar por importar do computador o arquivo que você carinhosamente separou para ser usado como cóp... digo, modelo. Usaremos o desenho do Átila como exemplo. Minha pasta se chama "incoming" mesmo. Escolhi o arquvo e ele será colocado na biblioteca. De lá, transfiro-o para a área de edição =)
GAARA!? O_O
Sim, ele foi minha cobaia XDD
Como fica claro em 1., ele foi colocado na casinha (frame) de um novo desenho, na camada dos modelos. Também vou deixar o desenho mais opaco (2.) para que ele não se confunda com o tom de preto do meu pincel. Também dei uma redimensionada no desenho para que ele tome o espaço que eu quero que ele tome.
Depois disso, é hora do processo que toma mais tempo: desenhar.
Sempre uso uma aproximação de 800% para o desenho e o terceiro pincel mais fino das opções. Isso garante sempre a mesma uniformidade de traço para toda a arte. Como dá pra ver, o pincel faz seu trabalho sobre o desenho, na camada de desenho. Eu não me preocupo em demasia com a suavidade do traço, já que o "smooth" cuida disso mais tarde. Também vou fazendo as modificações...Como pode-se notar, o cabelo é completamente diferente e as sobrancelhas e pálpebras são adicionadas, dando um feeling mais Átila e menos Gaara. Assim o desenho prossegue, sempre seguindo a pose e as proporções que o modelo oferece, mas mudando as roupas, adicionando acessórios e afins...
Com o tempo o desenho vai ganhando forma...! Veja como modificações são feitas a respeito da roupa. Isso influencia diretamente o aspecto geral da coisa...
Mas nem tudo é bom no reino do pincel... @__@Como pode-se perceber, a mão do Gaara está tampada pela barra da veste dele, coisa que o Átila não poderá se valer. O que fazer então...? O histórico do desenhista aponta que ele tem uma carreira de mãos horrorosas, e ele não quer estragar um desenho que parece ir tão bem...!
O que fazer...? O que fazer...?
A resposta é... transformar as mangas em rasgos abertos! /o/
As setinhas apontam o que eu desenhei enquanto pensava nessa solução estúpida. Melhora nos olhos, colocar um capuz e bolsos, fazer mais uma dobra na calça e adicionar um tombadino na fita da calça XDD
Agora, os detalhes da blusa...!Aí entra a camada adicional. Usando a ferramenta do lápis (1.) e desenhando no frame da camada adicional (2.), eu crio os detalhes da roupa que serão levados em conta mais tarde, mas que não necessariamente serão contornados com o pincel. Como o traço é sempre o mesmo, eu não preciso me preocupar com o zoom (3.) =)
...!? O que é isso!? Isso, meu amigo, é o começo do sombreamento. Para que eu consiga usar um efeito de sombra, é necessário criar áreas diferentes que serão preenchidas com cores diferentes (mais claras e mais escuras), é aí que entra o lápis de traço vermelho e começa a rabiscar a cara dos meus desenhos. Geralmente os cabelos não são tão poluídos assim, mas pro pessoal de cor mais clara eu reservo esse destino XP
Eis como o desenho fica depois de todo o trabalho de sombreamento x__o
O próximo passo é colorir...! /o/Com essa imagem talvez fique mais claro a necessidade das linhas rabiscando o desenho. Claro que eu vou apagando-as a medida que não são mais necessárias, mas se não estivessem ali, nunca poderiam servir a seu nobre propósito y___y

Tive que colocar essas duas imagens juntas por justamente serem complementares. Cobre o ato de colorir, ele envolve bastante sangue também. Como se pode ver na imagem da direita, a zona pintada seria a região "clara" e a apontada pela seta seria a região "escura". O painel destacado é justamente o de cor. Perceba-se que eu uso um sistema de gradação (1.) em radial, ou seja, o ponto claro fica no centro e, a medida que o diâmetro do centro se alarga, tudo vai se tornando escuro. A escolha da cor é colocaa numa janela universal (2.) e eu posso mover aquela seta pequena de forma a deixar aquela cor mais clara ou mais escura, para cima ou para baixo. A cor final fica na parte de baixo (3.).
Na imagem da esquerda... isso é o que se abre quando eu clico em uma das setas da progressão, aí, eu escolho a cor desejada e coloco uma versão mais escurecida dela na seta da direita, criando a gradação. Para a região "escura", eu pego a seta escura e escureço-a ainda mais e a clara se torna ainda mais escura que nova escurecida, criando um efeito de "mesma cor, mas mais escura"... e assim vai por todo o desenho... -___-Depois de três horas... eis o resultado!
Mas ainda não acabou, agora vem a parte mais importante... o "smooth"!
Seleciona-se todo o desenho e eu pego um zoom que eu consiga englobar as partes importantes do desenho, porque o smooth também pode estragar as coisas... a ferramenta destacada é o smooth. Basicamente ele deixa os traços mais suaves e elimina os tremores que minha mão pode ter causado ao riscar com o pincel... geralmente eu uso-o umas três ou quatro vezes...Eis o produto quase-final. Isso mesmo, ainda não acabou! >_<
Acho que não deve ter ficado muito claro o salto de qualidade que deu o smooth, por conta da qualidade da imagem, mas acredite, é uma diferença enorme X)
Por algum motivo, a imagem onde eu falava sobre os efeitos desapareceu, mas eles são bastante simples. Tudo o que se faz é escolher entre uns sete efeitos e mudar propriedades como cor, força, qualidade, ângulo e grau de esmaecimento. É bastante simples. Depois disso podemos dizer que o desenho está pronto =DEis o resultado final! \o/
Calma... o q...!? O_O
*foge /o/*

6 comentários:

Anônimo disse...

Droga...você apelou
agora tenho q comentar...
bem...garanto q voc~e desenha muito bem...
mais quando eu fico com raiva e ódio no coração..ja sabe né @/_\@
ahua eu preciso melhorar the shadow!!!
^^
Good work young padawan

Anônimo disse...

*Grito de alegria*

Diogo disse...

Yar! Taí uma coisa sobre a qual eu sempre tive curiosidade. Mas... o segredo máximo não seria a trama? XD

De onde você tirou a idéia de criar imagens dessa maneira? É bem legal, fica bem vivo e bonito, mas não é cansativo ficar buscando imagens pra posts? Ou você posta de acordo com as imagens que você acha?

Diogo disse...

Aliás, o que aconteceu com o Zatsu mesmo? Tá vivo? Ficou cego de vez?

Nossa... daqui a pouco você vai falar que quem faz o desenho não é você, mas sim a animation do flash "Animator X Animation"... mas eu não conhecia o smooth. Embora, agora que você falou, eu percebo quão importante ele deve ser para a qualidade.

Hum... a explicação sobre o que você faz com o desenho-modelo é meio desnecessário... o_Ô

Diogo disse...

Gostei do sarcasmo no parágrafo sobre o que é necesário pra você fazer um desenho do seu jeito. Experiência em apertal Ctrl+Z. Brilhante.

ITunes... imagino quais músicas você tem aí. Além da chicken dance, claro.

Sabaku no... Átila. XP

Bem, era meio óbvio que você usa o mesmo tipo de linha, ficaria meio tosca a imagem se não fosse assim, não? Mas... o que exatamente é suavidade?

Diogo disse...

O único problema desse método é que as proporções podem sair meio alteradas, caso você use modelos diferentes.

É, eu ficava imaginando como você fazia se o modelo tivesse roupas/ marcas que diferiam muito da personagem. Eu achava que você simplesmente não escolhia bases como essas, mas essa solução é realmente inteligente. Deve encher o saco ficar fazendo isso, mas você faz isso "pensando no bem dos leitores", certo? XD

Hum... então essa é onde entra a layer adicional e o lápis. Só faltou comentar mais sobre a borracha, que deve ter sido usada um razoável número de vezes.

Como você decide como vai ser o sombreamento? Na base do instinto?

Eu sei que você tem bastante experiência em flash, mas... wow! Você sabe mesmo como usar bem todas as ferramentas e tem uns métodos práticos. O negócio de simplesmente mover a setinha para mudar o tom de cor deve economizar um bom tempo.

Ah, vosso amigo André também usa a gradação radial, especialmente nos últimos desenhos dele.

Quanto à desaparição da sua imagem sobre os efeitos, eu fico imaginando se não existe um limite... esse deve ter sido o post mais longo e com mais imagens. XP